quinta-feira, 30 de outubro de 2008

UMA RIQUEZA QUE SE VAI


Embora a ciência ainda esteja descobrindo a enorme importância de se preservar espécies de plantas ameaçadas de extinção, não temos tido muito sucesso em conter a gradativa perda de biodiverdidade vegetal.

A Mata Atlântica, é um exemplo dramático desta situação. Calcula-se que muitas espécies foram extintas sem sequer terem sido catalogadas. E quando ocorre perda de espécies vegetais, o fato também sugere algum impacto na fauna. Em outras palavras, quando perdemos para sempre uma espécie vegetal, possivelmente ocorrerá perda de outra(s) espécie(s) da fauna. Isto sem contar a perda tecnológica, visto que as plantas são matéria-prima para a farmacologia.

Os números impressionantes da destruição da Mata Atlântica demonstram por fim a deficiência em políticas de conservação ambiental no país e a precariedade do sistema de fiscalização dos órgãos públicos.

por: biólogo.com

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dia das Crianças


Neste dia 12/10/2008, o EMA'Z realizou no Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso, uma singela homenagem ao Dia das Crianças...
Contamos com a colaboração de alguns de nossos estagiarios, onde realizamos oficina de reciclagem com garrafas pets, e pintura no rosto da crianças...
Foi a nossa primeira experiência com esse tipo de evento, e foi realmente mto gratificante ao ver o sorriso em cada rostinho daquelas crianças, pois mtas delas, raramente tem a oportunidade de se divertir daquela maneira... Todo o esforço que tivemos, foi recompensado com cada sorriso, e tenho certeza que não apenas eu me senti gratificada com isso, e sim toda a equipe que participou e abriu mão de seus afazeres em casa para tentar dar um dia melhor e mais divertido à aquelas crianças...

Agradeço com todo coração aos estagiarios que nos ajudaram.


"Ser criança é assim... Correr até acabar o fôlego, rolar pelo chão sem medo de se sujar, falar o que vier na cabeça e fazer de qualquer coisa uma brincadeira. Época da vida da qual temos saudades quando envelhecemos. E é exatamente nesta data dedicada a todos esses pequenos seres, que têm a inocência como principal característica, que devemos não só valorizar a vitalidade infantil, como também procurar resgatar a essência da criança. "



por: Regina Custódio de Melo

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Árvores em Perigo


Árvores ameaçadas de extinção saltam 4 vezes desde 92 no Brasil.

O desmatamento, as queimadas e a favelização foram os principais motivos para o aumento de quatro vezes na quantidade de espécies de árvores ameaçadas de extinção no Brasil nos últimos 16 anos, a maior parte na Mata Atlântica, informou o Ministério do Meio Ambiente.

Ao menos 472 espécies correm o risco de desaparecer dos biomas brasileiros nos próximos anos, sendo 276 delas encontradas principalmente na área que restou da Mata Atlântica, de acordo com a nova lista de espécies da flora nacional ameaçadas. A lista oficial anterior de árvores ameaçadas datava de 1992, com 108 espécies. Outras 1.079 espécies nacionais ainda podem estar ameaçadas de extinção, porém não foram incluídas por enquanto na lista devido à falta de informação suficiente. Assim como já é feito sobre a Amazônia, a Mata Atlântica, o Pantanal, o Cerrado, a Caatinga e o Pampa também passarão a ser monitorados via satélite, o que permitirá um cenário mais amplo do desmatamento no país.

O Sudeste brasileiro, onde fica maior parte dos 8,5 por cento que sobraram da Mata Atlântica, é a região com o maior número de espécies ameaçadas, com 348, seguido por Nordeste (168) e Sul (84).


fonte: UOL notícias
Biólogo.com